“Meu Nome é Agneta” é, para mim, exatamente isso.
Agneta tem 49 anos e uma vida que, vista de fora, parece apenas comum. Os filhos cresceram, o trabalho perdeu o sentido, o casamento se tornou uma espécie de convivência automática. Ela não está necessariamente infeliz o tempo inteiro, talvez seja justamente esse o problema. Está apenas vivendo uma vida que deixou de ser dela.
E essa sensação é muito mais familiar do que gostaríamos de admitir.
O filme começa a ganhar força quando Agneta decide fazer alguma coisa aparentemente absurda: aceitar um trabalho como au pair na Provence. O que poderia ser apenas uma fuga acaba se transformando em uma descoberta, não exatamente de um novo amor ou de uma nova vida, mas dela mesma.
E é aí que o filme me ganhou. Porque Agneta não é uma heroína convencional. Ela é atrapalhada, insegura, às vezes impulsiva, engraçada sem perceber, uma mulher que começa, aos poucos, a se perguntar o que ainda deseja, e talvez essa seja uma das perguntas mais difíceis da vida adulta.
O que eu quero agora, quando já passei tanto tempo fazendo o que esperavam de mim?
O filme tem humor, mas nunca abandona uma certa melancolia. E é justamente essa mistura que o torna tão gostoso de assistir. Há momentos engraçados, situações absurdas e uma leveza quase solar, mas por baixo de tudo existe uma personagem tentando recuperar uma parte de si que ficou esquecida.
A Provence também ajuda. As paisagens, a luz, as ruas, as casas, a atmosfera francesa, tudo parece funcionar como um contraponto à vida cinzenta que Agneta levava antes. Não é apenas uma mudança de endereço. É como se, pela primeira vez, ela enxergasse o mundo com outra disposição.
E gosto especialmente de que o filme não diga que é preciso abandonar tudo para ser feliz. A mensagem é mais delicada do que isso. Às vezes, é preciso apenas se permitir desejar novamente.
“Meu Nome é Agneta” fala sobre envelhecer, sobre casamento, sobre filhos que vão embora, sobre solidão e sobre aquela sensação silenciosa de se tornar invisível dentro da própria vida. Mas faz tudo isso sem peso excessivo.
É um filme sobre uma mulher que descobre que ainda existe muito dela para conhecer, e talvez seja justamente por isso que ele toque tanto.
Porque, em algum momento, quase todo mundo se pergunta se está vivendo a própria vida ou apenas cumprindo o roteiro que foi construindo ao longo dos anos. Agneta decide virar a página, e o mais bonito é que ela não sabe exatamente o que vai encontrar do outro lado.
Talvez recomeçar seja exatamente isso: não ter certeza de nada, mas finalmente ter vontade de descobrir.

